Questão do Dia
Disciplina: Biologia
Data: 4/1/2026
(UFU)
Imagine uma grande fazenda onde exista uma imensa plantação de milho. O proprietário dessa fazenda adora atirar em cobras, cachorros do mato, gatos e gaviões. Ele também tem a curiosa mania de presentear quem lhe traz ratos mortos. O que acontecerá se, com a inflação e a recessão, esse fazendeiro resolver economizar, parando de presentear seus caçadores de ratos?
A) Como ratos não se alimentam de milho, a produção da fazenda não será alterada.
B) Haverá uma diminuição na produção de milho, devido ao aumento na população de ratos, já que eles estão livres dos seus inimigos naturais.
C) Após alguns meses, haverá uma explosão populacional de ratos, o que causará um aumento no número de casos de dengue, já que o hospedeiro intermediário dessa bactéria é o rato.
D) Os ratos, que agora não serão mais caçados, alimentam-se das ervas daninhas e dos insetos do milharal, aumentando, portanto, a produção de milho dessa fazenda.
Resposta: B
O enunciado diz que o fazendeiro “adora atirar em cobras, cachorros do mato, gatos e gaviões”. Esses animais são os predadores naturais (inimigos naturais) dos ratos. Ao matá-los, o fazendeiro removeu o controle biológico da população de ratos.
O fazendeiro pagava por ratos mortos (controle artificial). Quando ele para de pagar, a caça aos ratos cessa. Os ratos são onívoros e, em uma plantação, alimentam-se vorazmente dos grãos (milho).
Como os ratos não têm mais quem os cace (nem os predadores naturais, que foram mortos, nem os caçadores humanos, que não são mais pagos), a população de ratos irá crescer descontroladamente.